O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



16 setembro 2016

A qualidade de nossos candidatos a vereador está horrível. Em quem votar?


A qualidade de nossos candidatos está horrível.  Em quem votar?

No tio da pamonha que promete que vai dar internet grátis, no Zé das Couves que sempre lutou pelo esporte da cidade, na Maria do Zé que promete ônibus grátis para estudantes e idosos, naquele outro que irá propor uma lei para que não chova nos fins de semana, ou no Gravatinha que se diz o amigo de sempre?  Isso sem se esquecer daqueles tantos dos partidos nanicos, que vão “lutar” por um suposto direito de uma auto rotulada minoria qualquer.

O populismo é a regra geral

A imensa maioria dos candidatos não sabe sequer quais são as funções de um vereador e sai prometendo realizações impraticáveis porque estão além de suas atribuições legais, bem como qualquer bobagem que pareça merecer um voto desavisado.  Também vejo essa ignorância política ou má fé colossal nas promessas de benefícios que procuram transferir ao município (o braço do Estado) a responsabilidade pelo bem estar e por direitos utópicos, sem se dar conta de que os nossos problemas de hoje vem justamente desse desequilíbrio rançoso entre direitos e deveres, e de modo mais prosaico pelo desequilíbrio entre receita e despesa.
Tirem o salário milionário e os benefícios pornográficos de um parlamentar para ver quantos candidatos veríamos na corrida eleitoral. Um? Dois? Nenhum?

Além disso, me parece que há também candidatos de mentira, que recebem alguns trocados para ocupar o tempo de TV falando do candidato a prefeito que é apoiado pelo seu partido nanico.
Além dessa corrida do ouro , o anacrônico sistema eleitoral e o horário gratuito ignoram qualquer sensatez e fazem nossos ouvidos de penico. Parece que há uma caixa cheia de tabuletas com frases clichês à disposição dos candidatos e que todos podem pegar tantas quantas conseguirem repetir nos parcos segundos em que mostram a cara feia na TV.  Não falam nada que se aproveite.

Teste prévio de competência

Seria muito mais adequado se os candidatos a vereador tivessem que passar por um teste em 3 etapas: Na primeira teriam que provar, em sessão pública, que sabem quais as funções de um vereador;
Na segunda teriam que convencer o povo do seu bairro ou distrito, cara a cara, da viabilidade de suas propostas e ideias;
E só depois disso é que ganhariam o direito de disputar nas urnas o nosso voto.
Entretanto, por enquanto não é assim que a banda toca.  Meu conselho é que NÃO votem em ninguém que venha insinuando algum tipo de favorecimento, ou que não tenham uma visão clara sobre o alcance de suas atribuições.  Eles só estão sonhando com o salário de vereador e vão lhe esquecer rapidinho.


Portanto, é bom lembrar que os vereadores são eleitos para que sejam representantes da sociedade, para propor e votar leis que atendam os interesses da coletividade na forma de benfeitorias, obras, e serviços, que sejam de interesse comum à população em geral.  Também são os responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo poder executivo (Prefeito e Secretarias), principalmente no que diz respeito a aplicação do dinheiro público e na gestão das prioridades relativas às demandas do município.

crédito da foto: freeimages.com/Richard Dudley

Nenhum comentário: