O nome "Gran Circo" exprime bem a maneira como penso.
Aparentemente caótico, mas muito planejado, às vezes irônico mas sobretudo divertido.
Não esperem só palhaçadas.
Críticas e manifestações humanas em geral terão lugar garantido no picadeiro.

Agora vamos ver como os domadores e palhaços que moram entre as minhas orelhas irão se comportar!



06 agosto 2016

Abertura das Olimpíadas 2016 - Espalhafatosa e sem emoção

Se eu tivesse que resumir em duas palavras o que achei da abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, eu diria que foi um equívoco olímpico.

Antes de continuarem a leitura, entendam que farei uma crítica pesada,  mas é só a minha opinião pessoal e ninguém é obrigado a concordar com ela.  Eu adoro eventos esportivos e, com certeza, vou ver todas as provas que me forem possíveis. Acho que o Rio deveria patrocinar o evento? Não!  Temos prioridades infinitamente maiores pra tratar, antes de botar a bunda na janela do mundo.
Além disso, sabemos que essa conta será muito alta e que todos os brasileiros vão pagá-la. Entretanto, agora é tarde pra chorar, afinal os atletas não tem nada a ver com as nossas mazelas. Vamos torcer para que tudo dê certo e que o espetáculo esportivo seja maravilhoso até o final como foi hoje.

Será que vi o mesmo espetáculo que foi divulgado pela mídia?

Só vi o final do evento ao vivo e pelo que andei lendo pela manhã, parece que a imprensa em geral assistiu a outro espetáculo, ou sabe do que aconteceu porque leu o script. Ou eu seria mesmo um tapadão que não entendeu nada, o que definitivamente não é o caso.
Quanto aos comentaristas nacionais parece que estão com filtros cor de rosa. Dizem que fizemos diferente, que saímos da mesmice. Eu acho que fizemos mais do mesmo, e nem tão bem feito assim, mas poderíamos ter feito um espetáculo mais brasileiro.

Obrigado Galvão por me ensinar o alfabeto

O que eu vi talvez tenha sido contaminado pelos comentários chatíssimos do Galvão Bueno e da Glória Maria, que não paravam de falar um só instante querendo fazer crer que eu não estava vendo o mesmo que eles.  Mas (ironia mode on) foi graças ao Galvão que eu descobri finalmente a ordem das letras do alfabeto. Ufa!     (ironia mode off)

Bons momentos

Como um todo o evento foi irregular e eu destaco apenas quatro bons momentos: O desfile da Gisele Bündchen que foi pouco atrapalhado pela iluminação mas foi muito rápido (e sem sentido ao final), o momento da coreografia da descoberta do Brasil (muito legal), o discurso emocionado do ex-atleta queniano Kip Keino e suas pipas, e o acendimento da pira olímpica, que aliás é uma escultura cinética muito legal.
O desfile das delegações é quase um evento à parte, muito longo é verdade, mas que mostra a tremenda carga emocional presente dentre os participantes e por isso é muito legal. Pena que a geração das imagens não correspondeu.
De resto, eu vi um espetáculo descosturado e pretensioso, que não conseguiu mostrar quase nada do que pretendia comemorar, foi bairrista na maior parte do tempo, além de potencializar aquilo que deveria ter sido evitado: Desigualdades e bundas.

O Brasil é muito mais rico do que foi mostrado

O Brasil com toda sua riqueza cultural não foi suficientemente explorado naquele que poderia ser um espetáculo belíssimo de fato, servindo de moldura para a beleza da cidade do Rio de Janeiro.
O pouco das coreografias que pode ser apreciado, quando aquela horrenda projeção no piso deixava identificar o que estava acontecendo, foi uma repetição de obras anteriores da Débora Colker que ganhou dinheiro no mole, o resto foi escondido pelas luzes  e cores esquizofrênicas.
Caetano e Gil escoltando aquela famosidade de quem eu não sei o nome estavam pouco à vontade cantando com playback. Jura mesmo que não temos nenhuma cantora mais representativa da nossa música?
O hino cantado pelo Paulinho da Viola foi chato pra caramba. O Jorge Benjor foi outro que também não esteve à vontade ao lado daquela outra globalete que se acha a cultura em pessoa.
E pra que dar close nas mãos do sambista Wilson das Neves completamente fora da sincronia com a percussão de caixa de fósforos que estava sendo ouvida?
Se não sabe brincar não desce pro play. Pra que usar playback?

No desfile das delegações, aquela bicicleta desenhada pelo figurinista do Falcão e o paticumbum atrás das delegações roubaram completamente o protagonismo dos atletas.  Sem contar aquela fantasia estranhíssima das setas. Como disse minha filha, só faltou a frase "Visite decorado".

Recadinho ecológico fora de hora

Na hora daquele longuíssimo vídeo, quem somos nós pra mandar recadinho ecológico pro mundo, depois de Mariana e da poluição da Baia da Guanabara?
E finalmente, na entrada da Bandeira Olímpica outro equívoco: Atenção: As Olimpíadas são um evento esportivo. O que uma médica e uma magistrada estavam fazendo entre os atletas? Desculpa pessoal, não é hora de fazer política e tampouco ser hipócrita com esse blá blá blá de igualdade e resgate das dívidas históricas, que só servem para potencializar as diferenças. Olímpiada = esporte. Simples assim!


O que sobrou?  Talvez boas intenções!

Um comentário:

Unknown disse...

Falou TUDO!